sábado, 15 de abril de 2017

Review série Punho de ferro - 1° temporada


          Essa foi a série da parceria Marvel/Netflix que teve a pior repercussão até agora. O Rotten Tomatoes e as críticas massacraram ela. O que me fez desanimar bastante para assisti-la, mas quando finalmente o fiz, não é que eu gostei? As críticas negativas me ajudaram bastante na hora de apreciar ela.
          Daniel Rand é um bilionário que sofreu um acidente de avião quando criança e teve a vida salva por monges que o treinaram na cidade mística de Kun Lun e fizeram dele o Punho de ferro, 15 anos depois ele volta a nova York para retomar sua vida na empresa de seus pais e salvar a cidade do tentáculo.
          Há muitas falhas da série que os críticos citaram que eu concordo plenamente. O roteiro não é dos mais elaborados, alguns diálogos são sofríveis, alguns efeitos especiais são muito mal feitos e algumas cenas de luta são horríveis. No primeiro episódio assim que Danny chega na empresa há uma cena de luta com o segurança que é uma das cenas mais mal coreografadas ever. Sabe quando a gente vê uma luta legal em um filme e a gente tenta imitar aquilo com o irmão em casa e fica um desastre? Ela é praticamente isso. Mas depois as cenas de combate vão melhorando bastante.
         Tem também uma cena em que Danny está com aquela luz amarela do Punho de ferro nas mãos e ele abre uma das mãos para testar um certo tipo de poder e quando ele faz isso parece a cena de De volta para o futuro quando o Marty está tocando guitarra no baile e olha para a mão desaparecendo. Quem lembra do filme sabe como é ruim aquele efeito especial (o próprio diretor do filme já disse isso) e o efeito especial de Iron First é tão ruim quanto.
             A falta de ambientação em Kun Lun também incomodou bastante os fãs dos quadrinhos, mesmo sem ter lido nada dele eu queria ter viso um pouco do treinamento dele também e o que há na série são brevíssimos flashbacks. Queria muito ter visto também a luta dele com o dragão que é como ele consegue se tornar o Punho de ferro. Porém se o efeito da mão foi medíocre imagina uma luta com um dragão? A pressa em produzir a série prejudicou bastante essa parte dela e enquanto eles estiverem apressados dessa forma é mais fácil deixar os dragões para Game of Thrones.


          A única coisa que discordo dos críticos são quanto ao elenco. Eles alegaram que os atores são ruins, mas quanto ao elenco principal não achei tanto assim. Finn Jones que interpreta o Danny Rand/Punho de ferro não é nenhum Charlie cox (se for para comparar das séries Netflix/Marvel) ele não é excelente, mas se sai bem como o herói de humanas. É competente e carismático. Ele faz muito bem as cenas de meditação e treinamento. Sua companheira Colleen wing também é muito bem interpretada pela Jessica Henwick, principalmente nas cenas de luta. As lutas dela no ring e na chuva são ótimas. Ambos trabalharam em Game of thones e assim como Finn ela também não tem a melhor atuação do mundo mas faz um bom trabalho.
          Harold (David Wenham) que finge sua própria morte e quer roubar a empresa de Danny e Joy (Jessica Stroup) filha dele, tem atuações medianas e não se destacam muito. David tenta fazer um vilão sem sentimentos e inescrupuloso com cenas de embrulhar o estomago, mas mesmo com todas as suas cenas fortes não surpreende.
          Quem é bom mesmo e que teve a melhor atuação da série é o ator Tom Pelphrey que faz Ward, o filho também inescrupuloso de Harold e o irmão de Joy. Ele consegue equilibrar a fúria e o bom senso do seu personagem muito bem, principalmente da metade para o final da série. Ele está excelente.
           E claro temos Rosario Dawson ótima como sempre como a enfermeira Claire. Que é uma espécie de salvadora dos heróis e talvez seja o Nick furry das séries em Os defensores. Ela está muito a vontade como a personagem e nunca surge no piloto automático.
         Apesar de todos os defeitos da série consegui gostar dela. Há sim alguns episódios chatos e também ela se repete na questão do tentáculo e das lutas pois tudo isso já está em Daredevil, mas ainda prefiro ela do que Luke Cage que eu demorei tanto para terminar pois achei tão arrastada que nem sequer me dei ao trabalho de fazer um review para o blog. Com algumas lutas legais, muita química entre o elenco, principalmente Danny e Colleen e também Danny, Colleen e Claire, a série é divertida de assistir. Nessa serei a “diferentona” na internet e admitirei que fui uma das poucas que gostou de assisti-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário