sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Review Série Anne With an E


          Anne With An E é uma série da Netflix, sobre dois irmãos que adotam uma menina ruiva e sonhadora chamada Anne, porém, não era uma menina que eles estavam esperando e sim um menino para ajudar Mathew nas tarefas da fazendo, com a idade avançando e sem filhos, os dois precisam se preocupar com o futuro.
       O primeiro episódio tem uma hora e meia, mas esclarece bastante sobre a personalidade de Anne, assim como ajuda a estreitar os laços entre ela e Mathew, que é mais afetuoso que Marilla, sua irmã, com quem está adotando Anne. Demora para Marillia aceitar a menina, ela fala muito, é desajeitada, temperamental e o pior de tudo: é do sexo feminino.
          Uma das melhores coisas da série é sua protagonista, Amybeth McNulty é uma atriz simpática e expressiva, toda a insegurança e tristeza da personagem fica explicito no olhar da menina, quando ela chora é impossível não chorar também, mesmo nos momentos de exagero da adolescente. O gosto dela pela leitura também é um atrativo enorme para quem gosta de Literatura, a menina ama ler e cita vários livros, principalmente Jane Eyre da Charlote Brontë.
           A série explora diversos assuntos, como: adoção (e lares ruins através do passado sofrido de Anne), feminismo, a passagem de menina para mulher, a abdicação da vida para cuidar de outras pessoas, morte, e há até uma personagem LGBT, que não diz ser lésbica (seria um escândalo para a época, para alguns ainda é hoje) mas fica implícito pelo que ela relata. 


          O elenco é muito forte, mesmo sendo desconhecido. Geraldine James (Marilla), R H Thomson (Mathew), Dalila Bela (Diana Barry) e Lucas Jade (Gilbert) são os melhores. Mathew é um homem atencioso e com um passado deixado para trás, assim como Marillia, que poderia ter tido uma vida diferente, seus laços com Anne vai se estreitando cada vez mais e mesmo não sendo tão carinhosa quanto o irmão, ela tem o seu próprio jeito de dizer que se importa com a menina. A amizade entre Diana e Anne é muito bonita, apesar de suas classes sociais serem bem diferentes e os pais de Diana não gostarem da relação das duas. Há uma cena em que as duas bebem certa bebida que é impagável de tão engraçada. Gilbert é o menino bonito e gentil que não implica com Anne, como as outras crianças fazem, ele realmente gosta dela e não a vê como a adotada pobre ou como a esquisita.  
             Essa é uma série sobre uma menina, que apesar de ter sofrido traumas no passado, sempre teve esperança de que encontraria pessoas boas para cuidar dela e isso acontece. Sobre como as pessoas são intolerantes às diferenças, e principalmente é uma série que presencia o nascimento de ideias revolucionarias. Na época da série, as mulheres cresciam para serem esposas e mães, mas Anne não quer isso, ela quer viajar, ter uma profissão, escrever um livro. Ela odeia serviços na cozinha e tudo que rotule uma mulher. Apesar de não tido uma educação escolar ela aprendeu muitas outras coisas através dos livros e de manuais, tanto que ela ajuda a solucionar um incêndio em um episódio e no outro, salva uma menina que está passando mal. Essa é uma personagem maravilhosa e empoderada que merece que todos a conheçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário