sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Review livro O menino da lista de Schindler + Filme A lista de Schindler


          A época do Holocausto na 2° guerra mundial foi um dos períodos mais tristes da história, marcou a vida de muitas pessoas e trouxe traumas que duram até os dias de hoje, conhecer esse período através do olhar de uma criança é mais doloroso ainda. A primeira experiência sob essa perspectiva foi lendo O diário de Anne Frank e mesmo que os dois livros sejam semelhantes em alguns aspectos, a história do menino Leon mostra o que acontecia dentro dos campos de concentração e todos os horrores que ele e sua família viveram enquanto viviam neles.
            Em 1939, assim que Leon e sua família vão para a cidade na tentativa de uma vida melhor, o exército alemão ocupa a cidade e eles são obrigados a ir para o gueto de cracóvia junto com outros judeus, logo ele, seu pai e seus irmãos vão trabalhar com Oskar Schindler que salva a vida do menino.
                A vida da família de Leon nunca foi fácil, quando moravam no interior já eram hostilizados por serem Judeus, a maioria das pessoas na cidade eram cristãs e nesse momento com a influência de Hitler e o partido nazista, todo mundo estava começando a ver os judeus como a escória da sociedade. Quando o ideal opressor tomou conta, os habitantes ficaram cada vez piores, e por isso tiveram que fugir e no lugar de encontrar paz e um vida financeira melhor, logo foram assolados pelos horrores da guerra.
            Os guetos eram lugares sujos, lotados, com doenças e animais nocivos, as famílias (ricas e pobres) viviam em situações precárias, e cada vez mais os soldados chegavam e levavam essas pessoas para os tão temidos campos de concentração. O diferencial para a família chegou quando Oskar Schindler chamou primeiramente o pai do menino para trabalhar em uma de suas fabricas, que eram criadas para evitar que mais judeus fossem mortos.


          Após fazer a leitura do livro, assisti ao vencedor do Oscar de melhor filme (e muitas outras categorias) A lista de Schindler, que é dirigido por Steven Spielberg e que também recebeu o Oscar de melhor diretor por ele. Ambas as obras se complementam, através do filme dá para ver a realidade dos guetos e o livro os descreve com tanto empenho que quando eles ganham vida através do filme é realmente assustador. A forma como eles matavam as pessoas sem piedade nenhuma e as maldades que faziam é algo desumano. A famosa imagem da menina de casaco vermelho vista no filme, que representa o sangue, a vida e a pureza de uma criança, me lembrou de Leon, esse menino forte e corajoso que fez de tudo para salvar sua vida e a de sua família, infelizmente a menina do filme não teve o mesmo destino que ele.
          O filme é todo em preto e branco, tem 3 horas de duração e mostra o homem que foi Oskar Schindler, que era um herói aos olhos de Leon. Muitas matérias e entrevistas (algumas cedidas pela própria esposa de Oskar) mostram que ele não era o deus que Spielberg mostrou na tela, suas farras e traições são de conhecimento publico e são apontadas no livro e no filme, mas alguns questionam suas intenções ao salvar os judeus, independente de suas motivações é fato que ele foi sim o responsável por milhares de vidas serem poupadas. Quando uma fabrica faliu ele se apressou para abrir outra e levar “seus judeus” com ele, como ele mesmo intitulava, na segunda fabrica não havia nada para ser feito, mas ele permanecia com as pessoas lá, tanto que no fim da vida se viu falido e ganhando dinheiro de organizações judaicas graças as suas benfeitorias durante a guerra (o bem que você faz volta para você <3)
          O final do livro e do filme também se complementa, pois em ambos vemos o futuro desesperançoso dos Judeus mesmo depois da guerra ter acabado. Eles se viram livres, a guerra acabou e Oskar os libertou, mas para onde iriam? e o que fariam se não tinham mais casa, comida e muitos deles ninguém, pois os familiares foram exterminados durante a guerra. Leon teve muita sorte quanto a isso, graças a união e perseverança de sua família, pena que nem todos chegaram até o fim. O final do filme com o discurso de Oskar é emocionante e do livro também ao contar os últimos dias de vida de Leon, que teve família, profissão e dava palestras sobre o holocausto.
              O menino da Lista de Schindler é um livro essencial para aqueles que gostam do tema e para os que se emocionaram com O diário de Anne Frank, para os que gostam do filme de Spielberg também ou para aqueles que ainda não assistiram que possam assistir e ler os dois e ver como o ser humano pode ser tão cruel e como as crianças são seres iluminados que conseguem ter esperança nos piores momentos. Tanto Anne quanto Leon não entendiam por que os judeus não eram tratados com dignidade, nas palavras dos alemães eles nem eram pessoas, eram piolhos e até hoje é difícil entender como foram capazes de tantas atrocidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário