terça-feira, 4 de julho de 2017

Review Livro O que há de estranho em mim


          Os pais não tem a verdade absoluta das coisas, ninguém tem, e por mais que pensávamos isso quando criança e talvez pensamos isso agora, essa é uma verdade infindável. Há os rebeldes que sempre souberam disso, mas há aqueles (como eu) que realmente acreditavam que tudo que os pais diziam estava certo e que a decisão que eles tomassem para nossa vida era a melhor de todas. Nesse livro vemos isso se tornar real da pior forma possível e faz um paralelo com o enclausuramento e a falta de amparo pela família e pelas instituições sociais.
                 O que há de estranho em mim conta a história de Brit, uma menina que é internada a força pelo pai numa instituição com métodos bem suspeitos.
                   Brit é uma menina de 16 anos como qualquer outra, mas seu visual Rock in roll e sua atitude rebelde assusta seu pai. Ela faz parte de uma banda e é apaixonada por um dos integrantes, quase não tem nenhum amigo e vive com seu pai, sua madrasta (que ela odeia) e seu irmãozinho. Sua mãe teve problemas psicológicos e sumiu de casa. E esse é o principal motivo para o pai ter internado ela, sua personalidade parecida com a mãe e o medo de acontecer a mesma coisa com ela.
                    Quando Brit chega nessa instituição, que é uma espécie de hospital, manicômio e escola, ela nota que algumas das outras meninas tem problemas banais como os dela, problemas que não precisariam de uma internação naquela clinica, apenas uma boa conversa familiar. Porém há problemas graves como bulimia, anorexia, depressão e etc... Mas esse lugar trata todo tipo de problema com greve de fome, trabalho pesado e reuniões em grupo criadas para oprimir umas as outras. 


              Os próprios responsáveis pela instituição e pelas reuniões, como o “xerife” abusam de seu autoritarismo. Escondem cartas enviadas pelos familiares e as humilham e cutucam feridas abertas nessas reuniões de maneira insensível. Eles fazem de tudo para afastar as meninas uma das outras para que elas não criem vínculos de amizade. Esse isolamento é tido como parte da terapia, mas isso não impede que Brit crie amizade com um grupo de meninas maravilhosas. Cada uma com sua personalidade e seu problema pessoal, mas todas se completam e se ajudam. E Esse grupo vai lutar para derrubar esse sistema carcerário apelidado de terapia, isso se torna o fio condutor da narrativa.
            Um dos maiores empecilhos para a liberdade delas é que os pais não acreditam nelas, e essa é a maior critica social do livro, como os pais não conversam e não dão a mínima para os problemas dos filhos e passam a responsabilidade para outros. E isso acontece na maioria das famílias no mundo todo. Os pais não procuram sentar para entender os problemas dos seus filhos e ajuda-los. Quando o assunto é grave como abuso de bebida, droga, algum distúrbio alimentar, depressão ou outra doença eles devem sim procurar ajuda profissional, mas sempre com uma boa conversa primeiro.
                 O Que Há de Estranho em mim é um ótimo Young adult, com uma linguagem muito simples que ajuda os adolescentes e jovens a compreender as questões que a autora Gayle Forman (de Se eu ficar) tentou passar. Aposto que devem existir lugares com métodos cruéis similares ao do livro, internatos e clinicas que só potencializam as adversidades das pessoas. Alguns personagens e diálogos são bem clichês, mas nada que nos faça gostar menos da leitura, até por que o objetivo da leitura é abrir os olhos para os problemas dos mais jovens. 

17 comentários:

  1. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro, mas ignorava do que se tratava. Gostei da sua resenha, mas acho que no momento não estou na vibe para esse tipo de leitura. Deixarei ele anotado como dica para, quem sabe, mais pra frente.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo muito os livros da Gayle e com este livro aqui não foi diferente, adorei a originalidade do enredo e a forma com a personagem amadurece durante a narrativa.
    Que bom que você também gostou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre vejo esse livro e sempre tenho vontade de comprar ele,mas como os livros anteriores da autora não foram aqueeele amor,fico receosa,a sua resenha me ajudou com esse receio,gostei da história e a crítica de diálogos entre pais e filhos sem dividas é bem verossímil e interessante.

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Eu só quero ler muuuuuito esse livro.
    Só tenho visto ótimos comentarios sobre ele e a sua resenha só me fez ficar ainda mais ansiosa. Apesar de ter um enredo forte, gosto dessa linha mais dramática que a história tem.
    Parabéns pelo post
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu amo a escrita da Gayle, e adoro esse livro, mesmo sendo bem diferente do que ela esta acostumada a escrever, achei o tema abordado na obra muito coerente e importante, a negligência dos pais que infelizmente ainda é um problema social, mas enfim.
    Adorei a resenha, um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Amei a leitura dessa obra quando a fiz! Foi a unica história da autora que despertou meu interesse, e se tornou meu xodó! Indico para todo mundo kkk Espero por mais livros da autora nesse estilo que com certeza irei lê-los!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Acho que a discussão do livro é importante e necessário, e apesar de achar interessante a abordagem, não sei se estou com esse clima de leitura! Mas acho que fica para o futuro, não o descarto não.. um beijo ♡

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu sou fã da autora, pois gostei de todos os livros publicados aqui no Brasil, e conferi também essa história. Como sempre, eu gostei da forma como a autora tratou o assunto e conduziu a história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Amoo os livros da Gayle, ainda não li esse, mas, já está nos meus desejados <3
    As histórias da autora sempre conseguem me tocar e tenho certeza que com essa não vai ser diferente. Amei suas impressões.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Por mais que eu esteja tentando fugir dos YAs da vida, adoro as histórias da Gayle e não gosto do fato de que ainda não li este livro...haha' tenho muita curiosidade de lê-lo, lembro que, quando foi lançado, um monte de gente elogiou bastante. Espero gostar também.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiee, tudo bem? Gostei da resenha e saber que gostou do livro. Fiz essa leitura ano passado e amei muito! Adorei os assuntos que a autora abordou, a dinâmica entre os personagens, a amizade... foi uma leitura realmente bem envolvente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Só eu que achei que pelo enredo esse livro não se parece muito com Young Adult? Haha, mas enfim, a premissa da história é bem interessante, não é o meu tipo de leitura mas definitivamente atraiu a minha atenção. Adorei a sua resenha, quem sabe eu não vá lê-lo ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei este livro, foi o primeiro que a autora escreveu e ele é bem simples mesmo, com as falas mais simples e a narração também, mas é uma forma de explicar como se podam as pessoas e a forma incorreta.

    ResponderExcluir
  14. Oi.

    Já conhecia esse livro, sempre quis comprá-lo, mas acabava desistindo na hora. O enredo dele é exatamente o que estou querendo ler. É bem difícil mesmo quando lemos livros com um assunto desses, ainda mais pela falta de interesse dos pais, da família. Eles que são fundamentais para a melhora da pessoa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Ainda não li esse livro, mas li duas obras da autora, uma que odiei e uma que amei. Tenho vontade de ler esse livro, mas não é prioridade. Ele aprece abortar temas complexos e interessantes e é bacana a linguagem ser simples, pois fica acessível para os leitores jovens.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu conheço o livro de nome, mas nunca tinha parado para ler uma resenha sobre ele. Fiquei bem feliz em saber que é uma das leituras que eu mais gosto de fazer. Eu adoro ler livros que trazem problemas sociais que são poucos discutidos ou simplesmente mascarados pelas pessoas. Isso abre os olhos, principalmente de quem está passando por isso. Na juventude é muito normal a gente se retraí e guardar os problemas pra gente, o que acaba causando uma "revolta" interna. Eu era bem assim na época do ensino básico e só melhorei depois que comecei a soltar mais o que eu queria dizer para o mundo e os livros, junto com o blog, me ajudou muito. Amei esse livro, com certeza vai para a lista de desejados!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?

    Eu nunca li nada da autora, pois sinto que ela usa fórmulas prontas, sabe? Mas sei que ela tem muitos fãs. O curioso é que o lugar que deveria fazer com que ela melhorasse faz exatamente o oposto, né? Realmente a comunicação entre pais e filhos anda bem ruim, essa é uma coisa que tem de ser bem trabalhada nas famílias.

    Beijos

    ResponderExcluir