quarta-feira, 21 de junho de 2017

Review série Freaks and Geeks e por que as séries boas são canceladas?


               Os anos 90 foram o ano das siticoms, tivemos Full House, Friends, Seinfield, entre outras que abordavam de forma bem humorada o cotidiano de um grupo de pessoas. Até havia um drama ou outro, mas sempre era resolvido no final do episódio deixando os personagens e a audiência bem feliz. Freaks and Geeks surgiu em 1999, e apesar de também tratar do cotidiano de um grupo, nesse caso de adolescentes, tinha cara de série de verdade e mesmo sendo uma “dramédia” adotava assuntos bem pesados, talvez tenha sido por isso que essa série foi cancelada, mesmo sendo ótima.
          Freaks and Geeks foi criada pelo Paul Feige (diretor de Missão Madrinha de casamento e o novo Caça fantasmas) e produzida pelo Judd Apatow (de O virgem de 40 anos e Ligeiramente grávidos) e a trama gira em torno de Lindsay Weir e seus novos amigos chamados de Freaks e seu irmão Sam e seus amigos Geeks.
                  Lindsay sempre foi a menina certinha, que participa dos Matletas (grupo de estudantes de matemática que participam de competições escolares) e tem uma melhor amiga cristã e mais certinha ainda. Até que sua avó morre e ela decide mudar alguns hábitos, um deles é procurar novas amizades e por isso faz amizade com os freaks. Ela é interpretada por Linda Cardellini, a Velma de Scooby Doo e os Freeks também são rostos conhecidos que estavam apenas começando na época da série e ali formaram a gangue do Judd apatow.
             Daniel é interpretado pelo James Franco, com sua cara de rebelde sem causa como sempre. Jason Segel é Nick e faz na série uma versão adolescente de Marshall (seu personagem em How I Met Your Mother) o cara gente boa, só que chapado (assim como nos flashbacks com Ted) e Seth Rogen é o Ken, e ele interpreta mais uma vez o gordinho mal humorado e engraçado. Busy Philipps não está na abertura da série com os principais, mas faz parte do elenco principal e vive Kim, a namorada de Daniel. Ela não tem nenhum papel de destaque em sua carreira, porém é um rosto conhecido e participou de outras séries famosas da época como Dawson’s creek.
                No grupo dos Geeks temos John Francis Daley como Sam, um menino tão certinho como sua irmã e que é um nerd que adora Star Wars e o Steve Martin. John atuou por muitos anos na série Bones e é o roteirista de Homem Aranha - De volta ao lar. Outro que também faz parte do novo filme do Homem aranha (só que atuando) é Martin Starr, o Bill da série, ele também integra a turma de Seth Rogen e fez muitos dos filmes com essa galera. O terceiro nerd é Samm Levine que fazia o Neal, o personagem tinha jeito para comediante e o ator encarnava isso muito bem.


           Todo o elenco da série é muito formidável em suas atuações. Tanto os jovens (que interpretam adolescentes) quanto os pais de Sam e Lindsay, e os professores. Um deles o Biff de De Volta para o futuro, que está gordinho, mas faz o professor de educação física, zoação incluída no roteiro da série. O roteiro por sinal também é muito bem escrito. Ele retorna com aquela velha quebra de estereótipos onde mostra que os jovens não são apenas aquilo que a sociedade diz que são. Até o pior deles tem um lado doce. E por mais que pareçam losers, todos tem talento para algo, assim como sonhos e aspirações. Além de expor problemas que para eles parecem o fim do mundo enquanto para o adultos são bobagens, pois já passaram por isso.
             A trilha sonora também é muito boa, começando pela musica tema de abertura que é Bad Reputation da Joan Jett. A série se passa no final dos anos 70 e começo dos 80 e por isso tem uma boa ambientação na questão do figurino, das referencias musicais e cinematográficas e também na forma que a sociedade enxergava as coisas na época. Inclusive discutem sobre política (republicanos x democratas) namoro, influência dos pais, valores morais, sistema educacional e tantas outras coisas.
           Diante de tantas qualidades é difícil imaginar como uma série tão boa quanto essa foi cancelada. Muitos críticos e pessoas que a assistiram tardiamente como eu concordam que se ela fosse lançada nos dias de hoje talvez tivesse um êxito melhor. Em tempos de 13 Reasons Why e Riverdale, uma série como Freaks and Geeks que mistura comédia com drama de forma tão acertada faria muito sucesso. O publico da época estava acostumado com um humor mais mastigado e por isso não aderiram a uma série com um grupo de adolescentes que falava abertamente de maconha, banda de Rock e sexo.
             Mas isso é apenas uma hipótese já que séries maravilhosas feitas nos tempos de hoje como Hannibal e Sense 8 que ousaram em determinados assuntos foram logo canceladas, seja por desculpa do orçamento ou por suas premissas ligadas ao canibalismo e a liberdade sexual (ambas com uma visão bem artística de temas pesados) é difícil prever o que agradará o publico.
           Freaks and Geeks foi uma série cheia de qualidades que revelou muitos atores que estão fazendo sucesso atualmente, ela era a frente do seu tempo e agradou aos críticos mas não ao publico pois infelizmente foi cancelada, mas tem uma 1° temporada de 18 episódios na Netflix que é perfeita para maratonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário