quarta-feira, 21 de junho de 2017

Review Piratas do Caribe - A vingança de salazar e as polêmicas de Johnny Depp atrapalharam o filme?


          Muitas vezes não entendemos a razão do sucesso de uma franquia. O protagonista? O roteiro? Efeitos especiais? O elenco? O primeiro piratas do caribe tinha tudo isso e esse foi o motivo da explosão de popularidade que foi. Os filmes seguintes não foram lá essas coisas, mas a Disney não estava interessada em perfeição e sim em uma forma de ganhar dinheiro. A força do projeto também é algo a ser analisado já que em meio a tantas probabilidades negativas ele continua de pé e levando milhões de pessoas as salas de cinema.
          No quinto piratas do caribe, o capitão Salazar irá atrás de Jack Sparrow para se vingar, enquanto Sparrow tenta ajudar um rapaz e uma moça a encontrar o tridente de Poseidon.
            Sou uma grande fã de Piratas do Caribe e tenho muito carinho pelo filme já que ele só reforçou a minha admiração pelo Johnny Depp, isso lá em 2003, quando eu era apaixonada por sua atuação em Edward mãos de tesoura. E todos sabemos que esse foi o filme que catapultou a carreira de Depp. Antes ele só havia feito papeis pequenos em filmes modestos, intercalados com um trabalho ou outro mais popular. Mas Piratas foi o filme que o lançou para o grande publico e me consolidou como sua fã.
          Porém, sabemos que nosso Jack não está vivendo uma fase boa, nem na carreira e nem na vida pessoal. Depp entrou em sua zona de conforto e não saiu nunca mais, optando por interpretar sempre o mesmo personagem maluco e excêntrico, essa mesmice refletiu até nas bilheterias, fazendo parte da lista de atores menos lucrativos todos os anos. Quando ele tenta fazer algo mais “normal” por assim dizer, ele falha miseravelmente, pois parece não ter tato para escolher bem seus projetos, ou talvez as pessoas estejam tão cansadas dele que não levam mais seus filmes a sério.
          Quanto à vida pessoal o barco só afunda cada vez mais. No começo do ano houve a polêmica sobre ele ter agredido a ex-esposa Amber heard, fiquei tão em choque e tão decepcionada com ele que até desabafei com um texto aqui no blog. E desde então a internet odeia Johnny Depp. Muitos usam os filmes ruins como pretexto, mas a agressão é o principal motivador do ódio. Tentaram boicotar sua participação em Animais fantásticos e onde habitam e qualquer noticia relacionada a ele já vira uma chuva de comentários maldosos, antes do acontecido já existia, mas agora esses comentários só triplicaram.
              E ele está passando por uma séria crise financeira, está vendendo seus bens para pagar as dividas. Está agindo da mesma forma que Nicolas Cage, que inclusive o descobriu e o lançou a fama com o filme A Hora do Pesadelo. A falta de dinheiro se dá também pela sua excentricidade e sua forma peculiar de gastar dinheiro com coisas desnecessárias (pelo visto não para ele) e claro, por causa dos seus filmes que não lucram mais.


          E mesmo com todas essas coisas que mancharam sua imagem e com apenas 29% de aprovação no Rotten Tomatoes, Piratas do caribe – a vingança de Salazar arrecadou 500 milhões na bilheteria mundial. Os produtores esperavam mais já que os outros filmes arrecadaram desse valor para cima, e o desempenho nos EUA também não foi dos melhores, mas a franquia continua a todo vapor. Se a figura de Johnny estivesse em alta como nos anteriores, o filme arrecadaria muito mais, mas também sabemos que apesar dele ser o alicerce e o maior atrativo do filme, Jack sparrow não é a única coisa que as pessoas querem ver.  
          Nesse, eles dão uma repaginada ao mesmo tempo que retornam as raízes trazendo um novo casal para ser a Elisabeth e o Will. Kaya Scodelario (Maze Runner) faz a Carina, uma menina da ciência que tenta lidar com as burrices dos piratas, enquanto corre atrás do tridente. Muitos comentaram das piadinhas sexistas envolvendo ela, piadinhas que foram perdidas na dublagem (graças a Deus) apesar dos percalços ela é uma boa tentativa de botar uma mulher empoderada no meio de um elenco masculino enorme, mais do que Elisabeth (Keira), mas também não muito além. E a atriz mesmo com um roteiro raso consegue se sair bem. Seu “par” Henry (Brenton Thwaites) é um personagem tão sem sal quanto Will, o ator é pior ainda. Os dois como casal não funciona de maneira nenhuma. Seria muito mais interessante deixa-los como amigos aventureiros e com um interesse em comum.
A ligação deles com personagens consagrados da franquia também foi completamente aleatória.
           Johnny Depp continua familiarizado com seu personagem porém dessa vez está ainda mais exagerado. Nos outros filmes ele tem seus momentos de drama e sobriedade, aqui parece estar bêbado e desinteressado o tempo todo. Mas nos faz rir em muitos momentos, principalmente na cena da guilhotina que foi muito engraçada.
          Um dos destaques do filme é Barbosa, Geoffrey Rush está ótimo como sempre e nesse filme mostra um lado mais afetivo. O vilão é interpretado muito bem pelo Javier Bardem, mas não se torna o melhor vilão da franquia, é apenas um bom vilão. Os efeitos especiais empregados nele e nos seus piratas ficou surpreendente. Assim como os efeitos para rejuvenescer o Jack que ficou excelente e bem parecido com o jovem Johnny Depp.
          A dublagem brasileira está horrível. Quem dubla o Johnny não é mais o Marco Antonio e outras vozes também estão diferentes e extremamente sofridas. A dublagem foi o meu maior desconforto durante o filme.
         Mas apesar de tudo o final foi de fazer brotar uma lagrima nos fãs da franquia, certo reencontro faz nos lembrar de porque gostamos tanto desses filmes. E foi ai que caiu por terra todas as polêmicas do seu protagonista e o fato de não precisarem mais fazer filmes de Piratas do caribe.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário