terça-feira, 7 de março de 2017

Clássico do dia: A Princesa Prometida


          Sabe aqueles filmes que passavam na sessão da tarde, mas você não dava muita bola? Ou se não, aqueles que você assistia, mas o via como um filme qualquer, não entendia a genialidade dele? Era assim com A princesa prometida. Agora que dei uma segunda chance para o filme, enxergo muito além do que enxergava quando criança.
           Em The Princess Bride, um avô conta a historia para seu neto da princesa Buttercup que vive um romance com o camponês Westley e o rapaz parte com a promessa de que voltaria para se casar com ela. Ela recebe a noticia de sua morte e após cinco anos o reencontra, pois ele foi capturado e treinado por um pirata. Mas agora o maior desafio é enfrentar o príncipe e noivo de Buttercup.
             Além das inúmeras séries e filmes que assisto (quando o tempo me permite) e dos vários livros que leio (pra isso o tempo atrapalha ainda mais) também sou inscrita em muitos canais no youtube, fora os de bobajada (que adoro, não há vergonha de admitir isso) também sou inscrita em muitos canais de cinema e alguns deles fizeram vídeos sobre A Princesa prometida recentemente, me fazendo revisitar mentalmente as lembranças que tinha do filme e eram poucas já que ele não me marcou muito, por isso decidi assisti-lo na netflix e fiquei com aquela sensação boa de ter visto algo valioso, mudando completamente minha perspectiva em relação a ele.
            O filme é uma fantasia de 1987 então não espere grandes efeitos especiais, na verdade eles são bem medíocres, mas já que não surpreendem eles divertem. O visual do filme é muito bonito, as roupas, os cenários e o bucolismo. Os campos e o mar a noite são muito belos. 


        Porém os personagens são o atrativo principal. O casal de protagonistas é extremamente bonito. Quem interpreta a princesa é a atriz Robin Wright (sim, a poderosa de House of cards) com uma beleza jovial absurda, assim como seu parceiro Cary Elwes que faz Westley que não tem feito nada relevante atualmente, na verdade de todos no elenco somente Robin teve grande êxito na carreira. Billy cristal está no elenco, o que me surpreendeu bastante, pois só descobri depois já que seu papel é do “milagroso” cheio de maquiagem mas que tem uma das cenas mais divertidas do longa. Sua companheira de cena e que também está muito divertida é a Carol Kane que faz a Lilian na série unbreakable kimmy schmidt
                Um dos vilões é interpretado pelo ator Wallace Shawn que fez papeis pequenos em produções bastante conhecidas. Sua trupe também tem o gigante Fezzik que é viciado em rimas e é interpretado pelo lutador André the giant. E O personagem mais icônico do filme Inigo Montoya interpretado pelo Mandy Patinkin, um ator muito parecido com o Gene Kelly de Cantando na chuva. Ele é responsável pela celebre frase “My name is inigo Montoya, you killed my father, prepar to die” tão repetida em varias séries e filmes. O neto é interpretado pelo astro mirim de Anos incríveis Fred Savage.
            Assim como o neto eu não dava nada pela historia que seria contada. Comecei a assistir pensando que seria só mais um filme de fantasia comum, mas ele me surpreendeu em muitos aspectos. O maior deles é o humor empregado no filme. Como uma fantasia romântica pode ter um tempo de comédia tão inteligente como esse? Os diálogos são rebuscados, mas são inteligíveis. Você capta o que eles querem dizer e ainda ri das piadinhas embutidas. Há muitas cenas engraçadas também.
               A princesa prometida mistura romance, aventura, lutas, comédia e tudo com bastante inteligência e sofisticação. Por isso o filme é tão lembrado e enaltecido principalmente pelos americanos. Ele é tudo que o avô do menino falou e muito mais, como queria que existisse uma adaptação literária remasterizada dele mas mesmo não existindo sei que passarei esse lindo conto de fadas para frente. 

How I Met Your Mother

Nenhum comentário:

Postar um comentário