quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Review livro Um mais um


          Quem está acostumado com os livros românticos da Jojo Moyes talvez deixe passar esse por não girar em torno de um casal (mesmo que haja um), mas sim de uma família.  Esse nem era o motivo de eu não estar tão empolgada para ler o livro, para falar a verdade eu nem sei por que não estava, Já que eu gosto muito dos livros da Jojo, porém acredito que isso tenha me ajudado na leitura, pois não tinha expectativa nenhuma e terminei a leitura completamente apaixonada.
         Jess faz faxinas de manhã e trabalha em um pub a noite para sustentar a filha e o enteado, até que sua filha tanzie é convidada para entrar em uma escola de prestigio, mas para conseguir o dinheiro da mensalidade a família, o cachorro e Ed (que ofereceu carona para eles e está prestes a ser preso) embarcam em uma Road trip para chegar a escócia para participar de uma Olimpíada de matemática afim de conseguir o premio para pagar a mensalidade da escola.
                Em 2014 esse livro concorreu ao premio de melhor ficção no Goodreads Choice Awards, o que foi muito merecido. Nele encontramos mais uma personagem feminina forte, característica dos livros da Jojo. A maioria dos seus livros são protagonizados por mulheres reais que enfrentam grandes desafios na vida. Dos livros dela que eu li a primeira é a minha mais amada Lou de Como eu Era antes de você, uma menina pobre e batalhadora que mudou a vida de Will assim como ele a dela. Já em A Garota que você deixou para trás, temos Liv e Sophie, esta ultima uma mulher que sofreu com os horrores da 1° Guerra mundial.
                 E agora temos Jess que teve sua filha quando era ainda muito nova e desde então luta para dar o melhor para a filha e o enteado. Essa relação com o enteado também é muito bonita já que ele é filho de seu ex-marido (pai de tanzie também) e uma usuária de drogas. Ela o acolheu e o cria como se fosse dela. O Pai das crianças, o Marty, é um imprestável. Não liga para os filhos, não os procura, não paga pensão, não os ajuda em nada. 


              E no caminho dessa família surge Ed, chamado de Sr Nicholls por Jess, pois ele mora em uma das casas onde ela faz faxina. Ela tem uma “empresa” (na verdade é uma van) de prestação desses serviços junto com sua amiga. E ele é um homem que desenvolve softwares e acaba dando informações privilegiadas para uma “namorada” ela fatura com isso e ele é acusado, tendo que abandonar a empresa que fundou com o amigo e correndo o risco de ser preso. E para piorar seu pai está hospitalizado e a irmã fica no pé para que ele o visite.
           Esse livro é a versão literária de Pequena Miss Sunshine. Vemos uma família totalmente desestruturada e cheia de traumas. Tanzie que é fio condutor da trama é como a Olive de Pequena Miss sunshine. Ambas tem um sonho, uma é ganhar o premio da olimpíada de matemática, a outra o concurso de beleza e por isso as famílias saem numa jornada em busca da realização desses sonhos. Jess é como a mãe de Olive a Sheryl, uma mulher forte e otimista que tenta manter a família de pé ao passo que Ed mesmo não sendo o pai das crianças é semelhante ao Richard do filme, um cara que está passando por dificuldades no trabalho e outras frustrações. Depois de Tanzie Nicky é o mais parecido com um dos personagens do filme e esse é o personagem Dwayne, também o irmão mais velho e também um menino introspectivo, que a principio quase não fala, que guarda os sentimentos para si, que sofre bullying e etc..
                 O bullying é muito bem retratado no livro. Nicky é perseguido por valentões e sofre agressões físicas e verbais. Além também do Cyberbullying quando esses moleques invadem o perfil de Nicky no facebook e o difamam, o chamando de “bicha” e outras coisas maldosas. Eles fazem parte daquele grupo de pessoas idiotas que acham que chamar de gay é ofensivo. Um dos momentos mais tristes é quando o assedio é transferido do menino para a irmã mais nova ai vemos até onde essas pessoas inescrupulosas podem chegar. E a consequência desse assedio é devastador para a família. Só Ed consegue dar uma forçinha nerd a Nicky através dos seus conhecimentos.
                Ed e Jess vivem um romance pé no chão e encantador. Há uma troca de sabedoria de vida entre os dois e um complementa o vazio do outro. E esse relacionamento vai evoluindo gradativamente, sem pressa. Vai surgindo da amizade, da admiração, do cuidado que um tem pelo outro mesmo que inicialmente sejam completos estranhos.
             Um mais um virou meu 2° livro preferido da Jojo Moyes. Ele me tocou muito e falou pessoalmente comigo. Principalmente na questão do Marty, há algo que Jess descobre sobre ele que é algo que eu já vivi e para um filho é muito triste, é como ser substituído por algo melhor. Acredito que muitas pessoas se identificarão com isso, com o tema do Bullying, da mãe solteira batalhadora, do cachorro que faz parte da família e etc.. é um livro para se apaixonar ainda mais com a escrita da autora e a forma com que ela entende o ser humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário