segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Review Livro O Amante de Lady Chatterley


            O meu exemplar de O Amante de Lady Chatterley faz parte da coleção A obra prima de cada autor, e é um dos muitos livros principais de cada autor escolhido. O que torna esse livro mais apaixonante ainda é que antes de adentrarmos a narrativa de Constance e Mellors, temos um texto sobre como surgiram os livros, que é bastante interessante e me serviu de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso e fala um pouco sobre essa coleção das obras primas de cada autor. Depois temos um texto sobre a vida do autor de Lady Chatterley Lover, o D. H. Lawrence, e após conhecermos mais dele temos uma carta de sua esposa. Ai enfim temos a história. As páginas seguintes contam o romance ardente desse casal improvável e apontam o que de mais errado, controverso e preconceituoso havia na época deles (e ainda há)

            David Hebert Lawrence foi um escritor genial, porém incompreendido. Teve uma infância muito pobre, um pai bêbado e uma mãe dominadora (talvez daí venha as mulheres fortes e determinadas de seus livros). Tinha uma saúde precária (uma tosse que não passava), má sorte na vida amorosa (conheceu sua esposa quando ela ainda era casada), era pouco sociável e buscava um lugar para chamar de lar por isso viajava para vários países afim de se encontrar.
         Seus livros eram bastante polêmicos, sempre abordando o sexo, mas o mais ultrajante para a época foi sem dúvida esse que vos resenho. As críticas classificavam O amante de Lady Chatterley como pornografia e o livro foi censurado, só nos anos 60 que ele foi liberado e virou um sucesso.
O livro acompanha a história de Constance que se casa com Clifford mas ele vai para a guerra e volta paraplégico. Ele perde as funções sexuais e não pode ter filhos. No começo isso não afeta Constance que continua sendo uma esposa amorosa e dedicada, mas se estando carente de afeto ela logo se vê apaixonada por Oliver Mellors, o guarda caças da família.
              Quem ainda não leu o livro pode se espantar com a sinopse e logo condenar Lady Chatterley por trair o marido deficiente e no começo você sente pena de Clifford mas você também entende o lado dela. Ele era um homem frio que não aceitava ajuda e que menosprezava pessoas que não eram da sua categoria, tanto ele quanto seu círculo de amizade. Mas ele não era de todo ruim. Ele realmente amava Constance, apesar de não demonstrar. Ele se importava com ela e queria sempre sua opinião, mesmo que discordasse dela algumas vezes. Mas Constance não era de ferro, ninguém é, ela queria ser amada de verdade, queria ser tocada e ter filhos e logo ela encontrou tudo isso no empregado da família.

              Ela teve um caso com um dos amigos de Clifford mas foi passageiro pois ele tinha as mesmas ideias retrograda do marido. Constance não tinha nenhum tipo de preconceito, era viajada, teve suas aventuras quando jovem e era bem empoderada para a época. Mas em seu casamento ela era tão infeliz quanto a madame Bovary do romance de Gustave Flaubert, outro livro que aborda a temática do adultério e que também foi proibido. Mas ao contrário de Emma Bovary, a Lady é menos desesperada e carente, ela é mais confiante. Essas duas obras são semelhantes, mas diferentes nisso e em outros aspectos.


          O amante de Lady chatterley é um livro de 1928 e por isso eu pensava que as cenas de sexo seriam leves por conta da época. Estava redondamente enganada. As descrições são bem picantes, é como os livros eróticos de hoje em dia, só que bem escrito e mais poético, mas até palavras de baixo calão relacionadas as partes intimas do copo tem no livro.
         E além da quebra de tabu ao abordar a liberdade sexual o livro também critica as diferenças sociais. Através de diálogos preconceituosos protagonizados por Clifford o autor aponta o pensamento dos ricos que condenavam os pobres, os negros, os homossexuais e todas as minorias. Em um dos trechos Clifford chama os mineiros de animais. Para ele e as pessoas daquela época o dinheiro era prioridade.
           Vemos no livro um valor exagerado ao dinheiro. O lado positivo é essa ambição toda ligada ao amor, que dá uma visão realista a esse sentimento que depende do dinheiro para sobreviver, pois é aquela velha história: amor não enche barriga
         O romance foi adaptado diversas vezes, há filmes antigos e também adaptações recentes. Tem uma série curta de 1993 protagonizada pela Joely Richardson e pelo Sean Bean (o Ned de Game of thrones) que não consegui assistir mas assisti ao filme da BBC de 2015 protagonizado pelo Richard Madden que também fez Game Of Thrones, ele era o jovem lobo Robb Stark (meu crush <3)
          O filme é uma livre adaptação por isso há partes bem fieis ao livro e outras nem tanto. Senti falta de uma química maior entre os protagonistas. Os atores são bons, Richard e Holliday Grainger que faz a Constance são bons atores, mas não conseguem resgatar a paixão e a urgência do casal das páginas. As cenas de sexo não são picantes, os criadores provavelmente se preocuparam com a classificação, por isso usaram o artificio das sombras nas partes intimas. Toda a nudez era escondida, até o linguajar é moderado. É uma adaptação bem fraca, mas é bom que seja vista.
           O amante de Lady chattlerley é um livro clássico que deve ser lido pelo menos uma vez na vida. É bem avançado para o seu tempo, além de ter conversas interessantes sobre o amor e novidades daquela época como o bolchevismo, o industrialismo e o pensamento intolerante dos nobres para com seus empregados e as minorias. 

19 comentários:

  1. Oie, adorei sua resenha! Romances clássicos sempre tiveram muito sexo descritivo, mas até o boom dos eróticos contemporâneos eles ficavam escondidos nas livrarias. Então não se surpreenda se pegar outro clássico e se deparar com cenas descritivas, isso era muito comum na escrita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem??

    O sexo não foi inventado nos anos 2000, nem surgiu em um quarto vermelho. Ele é clássico, romântico e cheio de poesia, além de já ter sido altamente bem escrito e descrito. Diferente dessa bobajada de filme pornô de quinta que andam assolando as estantes atualmente.

    Lady Chatterley é lindo, um romance daqueles de suspirar e sofrer junto com todos os personagens.

    Parabéns ela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Apesar das cenas de sexo, que não me incomodam, esse livro, por ser de época, não seria uma boa leitura, pois os livros desse gênero não são meus favoritos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, não conhecia o livro mas achei ele bem interessante, sou louca por romances de época e sua resenha me fez sentir muita vontade de ler esse livro e entender toda a trama. Amei mesmo!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Eu nãp conhecia o livro e fiquei animada para ler. Fiquei mais curiosa por ver que ele é uma obra avançada para o tempo de lançamento.
    Ótima resenha e adorei essa comparação com o filme.

    beijnhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, não conhecia o livro. Deixei anotado para poder dar uma conferida em breve. Ótimo texto ^^

    ResponderExcluir
  7. Tenho um exemplar desse livro aqui na estante há muito tempo, mas nunca me animo em ler. Por mais que eu adore os clássicos, ultimamente tenho me dedicado a outro tipo de leitura, mas gostei de saber que essa foi uma boa leitura para você!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Olá! Não conhecia o livro e achei a história bem interessante! Acho legal conhecer histórias com temas polêmicos, e ver como era o ponto de vista na época em que foi escrito. Vou procurar as adaptações e também o livro. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiiii, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e não sou muito apegada a romance de época, estou com vontade de começar a ler pro Julia Quinn e depois passar pra esses mais clássicos.
    Dica anotada.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  10. Os clássicos geralmente se destacam por esta razão: uma história que é atemporal, não importa quando tenha sido escrita. Por isso eles trazem a sensação de surpresa, de reconhecimento e uma experiência interessante. Que bom que você gostou. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oiii, tudo bem?
    Eu realmente não conhecia esse livro e ele parece ser mesmo um clássico, adoraria de um dia desses ter a oportunidade de ler uma obra dessas e a capa está linda.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  12. Olá linda,

    Não conhecia esse clássico, mas já me apaixonei porque adoro livros clássicos e polêmicos, porque geram discussão e reflexão em quem ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, não conhecia este clássico, deve ser porque sempre fiquei longe desse lado mais erótico da literatura. Mas que legal que houve uma adaptação do cinema, e que o livor tenha uma história tão bem construída.

    ResponderExcluir
  14. Adoro clássicos, mas este em específico não me atraiu nem um pouco. Não curto cenas de sexo em livros, e quanto mais picantes ou detalhadas mais atrapalham minha leitura. Fora que não curto livros que têm traição, por mais que haja atenuantes no caso desse. Também não fiquei com vontade de ver nenhuma adaptação.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que a premissa não me atraiu muito :/, não é o meu gênero preferido por isso vou deixar passar a dica!
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, e acho que nem mesmo o autor. Não fiquei muito curiosa, principalmente por causa das partes eróticas, das quais eu não gosto. Ainda assim, achei interessante ter sido adaptada tantas vezes. Para isso acontecer, deve ser bom.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Acredita que não conhecia ainda nem o autor e a obra? Mas fiquei morrendo de vontade de conferir, ainda mais porque adoro livros com histórias assim. Gostei muito de você citar também a adaptação, vou procurar essa minissérie.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha, já anotei a dica para ler ainda esse ano.
    Fiquei curiosa para saber como era a narrativa desse autor.

    Abraços

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Gostei muito da sinceridade da sua resenha, pois percebi que me sentiria desconfortável com a leitura. Eu sou muito romãntica, por isso não gostei muito desse enredo de traição, de liberdade sexual, mesmo que seja um clássico. E por um dia ter sido considerado pornografia, me afastou mais ainda.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir