segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Indicados ao Oscar: A Chegada


             Foi-se o tempo em que filmes sobre invasões alienígenas eram feitos para agradar aqueles que gostam de ação. Filmes com explosões gigantescas, seres horripilantes que querem devastar a terra e tiro para tudo quanto é lado. Agora os filmes estão mais contemplativos. Assim como alguns filmes de heróis os filmes de invasão alienígenas estão mais preocupados em passar uma mensagem e debater algum assunto. A chegada pode parecer um romance clichê disfarçado, protagonizado por uma mãe sofredora, mas ele consegue ser muito além disso e o melhor ele fala a nossa língua e prova que a reciprocidade é universal.

          Em A chegada seres extraterrestres chegam a terra divididos em 12 naves que pousam em 12 lugares diferentes na Terra. Para saber o propósito deles as autoridades americanas chamam a Dra Luise Banks, uma linguista, para fazer contato com eles.
          A direção é de Denis Villeneuve que dirigiu Sicario e o Homem Duplicado. Esse ultimo um filme bem complexo, do jeitinho que ele e Jake Gyllenhaall (que o protagoniza) gostam. Dá para perceber que Denis é visionário e gosta de trabalhos desafiadores. Aqui ele coloca uma mulher como centro de tudo, ele já admitiu que gosta de ter mulheres como suas protagonistas e suas protagonistas são muito bem resolvidas, assim como a Dra Luise.

          O filme mistura duas linhas do tempo, a do “passado” e a do “futuro” se você já assistiu sabe o motivo das aspas e começa mostrando um momento muito infeliz da personagem, uma perda familiar. E durante todo o filme sentimos o quanto essa perda mexe com ela, mesmo que ela não diga, mesmo que só saibamos disso pelos “flashbacks” mostrados. O filme é confuso nessa questão do tempo pois mesmo antes dessa perda irreparável sentimos que a personagem não é feliz, há algo de errado com ela, parece que já estava prevendo o que ia acontecer e só uma atriz como Amy Adams consegue passar tudo isso só pelo olhar e pelas expressões faciais.


           Amy Adams definitivamente merecia uma indicação ao Oscar, ela é o alicerce do filme e tudo gira em torno dela. Os outros atores como Jeremy Renner (que tem um papel mais importante do que a gente imagina) e Forrest Whitaker estão bem, mas Amy está isolada no topo como a melhor aqui. Sua personagem consegue fazer o impossível que é compreender a linguagem dos extraterrestres e fazer com que eles compreendam a nossa e quem assiste não vê isso acontecendo a principio pois não é como aprender uma língua estrangeira (e ela domina muitas) mas o roteiro consegue dar uma aula de condução do aprendizado através dela, aos poucos ela vai conseguindo e o telespectador não duvida da vitoria dela.
          Para pessoas que cursam Letras como eu ou cursos que estudem algum tipo de linguagem Luise Banks é uma inspiração. Os métodos que ela utiliza, seu raciocínio lógico e sua compostura perante a situação são coisas admiráveis. Ela é sim uma das melhores personagens femininas do cinema na atualidade.
            O mais interessante do estudo da linguagem abordada nesse filme é que aponta as dificuldades que enfrentamos nos dias atuais pela carência de comunicação. Os países que recebem a visita dos ETs se comunicam entre si para discutir os avanços que cada um fizeram quanto a comunicação com esses seres de planeta desconhecido e no momento que essa comunicação é cortada alguns problemas aparecem. Uns querem agir com violência outros querem continuar pacíficos, o que atrasa o andamento daquele trabalho em grupo que estava funcionando muito bem. Isso é o que acontece quando os países não cooperam uns com outros, o conhecimento para resolução de problemas do mundo não avança. Ainda mais quando há lideres políticos engajados em separar as fronteiras e consequentemente se isolar dos outros, dificultando a troca de ideias. A interação da Dra com os ETs reflete nossa situação atual.
            Por isso esqueça as explosões e a hostilidade, os extraterrestres vieram em paz dessa vez e só querem conversar. A chegada é um filme para refletir e debater, Tudo com a ajuda de ótimas atuações, principalmente de Amy. Excelentes trabalhos de roteiro, direção, efeitos visuais e trilha sonora garantida no silencio que aumenta a tensão e também nos barulhos emitidos pelos seres. Os ETs são diferentes dos que já surgiram no cinema e não conseguimos vê-los detalhadamente, mas mesmo em meio a neblinas são surpreendentes. A chegada é um filme existencialista disfarçado de blockbuster e que te surpreende em vários aspectos. Por causa dele já estou querendo mudar o assunto do meu TCC rs mas veremos... apenas assistam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário