terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Review série Desventuras em série


          Para assistir a primeira temporada de Desventuras em série eu li os quatro primeiros livros e a leitura não poderia ter sido mais maravilhosa, o que me deixou ainda mais empolgada com a série, e o melhor dela é a fidelidade com que foi adaptada e a atuação do melhor conde Olaf até agora.
           A série é produzida pela Netflix e é a adaptação dos quatro primeiros livros onde conta a historia dos órfãos Baudelaire que após um incêndio perdem seus pais e são obrigados a ir morar na casa de alguns tutores, sendo o pior deles o Conde Olaf.
           Todos sabem que as desventuras dos órfãos já havia sido adaptada anteriormente, em um filme com o Jim Carrey como o Conde Olaf e com a presença da rainha Meryl Streep. O filme divide opiniões, uns gostam e outros não. Eu gosto na medida que é um filme divertido (apesar do pessimismo da obra) e legal de se assistir quando passa na TV, mas definitivamente a série é a melhor adaptação.
          O que de cara já agrada ao telespectador, principalmente os que leram os livros, é a presença do narrador Lemony Snicket, um pseudônimo utilizado pelo autor Daniel Handler. Lemony na série não apenas narra, ele é presente nas cenas, surge para explicar algumas coisas e interage com o publico, assim como o livro, ele faz o uso da quebra da quarta parede e da mesma forma levemente engraçada que ajuda a amenizar a triste historia das crianças. O ator Patrick Warburton é uma figura imponente que passa seriedade, mas também sarcasmo.
            As crianças foram muito bem escolhidas. Malina Weissman que faz Violet é bastante parecida com a Emily Browning que fez o filme, não tem uma brilhante performance mas consegue se sair bem como a irmã mais velha que tem como obrigação zelar pelos irmãos mais novos. O ator Louis Hynes que faz Klaus me incomodou nos primeiros episódios, mas acredito que ele estava apenas inseguro no começo, depois foi se ajustando ao seu personagem. Presley Smith que faz a sunny é a coisa mais fofa desse mundo e mesmo um bebe ela consegue tirar boas expressões. Há cenas em que percebemos que em seu lugar está uma boneca ou o efeito de CGI parecido com o usado para fazer a Reneesme de Crepúsculo, só que melhor. É risível em algumas partes, mas perdoamos porque entendemos como funcionam as leis do trabalho infantil e também porque entendemos que nenhum bebe consegue ser como a Sunny, nem que tivesse os melhores dentinhos do mundo.


          O restante do elenco é bem competente também. o Sr Poe, a trupe do Conde Olaf, a juíza, a oftalmologista e etc...todos se encaixam bem. A atriz Alfre Woodard que esteve em Luke Cage está tão irritante quanto a tia Josephine do livro, assim como o ator K. Todd Freeman que irrita com sua tosse no livro e na série também, assim como com sua incredulidade nas crianças. Na série sua esposa tem uma presença maior, o que difere do livro, mas não incomoda, como sua secretaria e o namorado que por acaso era o assistente do tio Monty. Esses dois envolvidos em planos que os primeiros quatro livros não retrataram.
            Mas definitivamente o melhor em cena é o Neil Patrick Harris como conde Olaf. A série parece que foi criada para enaltecer esse ator versátil e alegórico. E é incrível como mesmo Olaf que é horroroso e malvado tem alguns traços do seu icônico personagem Barney Stinson de How I Met your mother. O seu jeito de se achar a ultima bolacha do pacote é bem característico dele. E eu não sei se essa semelhança é boa ou ruim para o Neil, mas para quem assiste é ótimo. As cenas em que Olaf está disfarçado são bem divertidas principalmente quando está vestido de mulher.
            Desventuras em série agrada bastante os apreciadores dos livros, na essência a série é bem fiel. As coisas que não são, sabemos que são indícios dos próximos livros e que botaram na série como recurso de entretenimento, como se Olaf e Sunny não fossem o suficiente. Sim eles roubam a cena, quando Sunny estava em tela eu perdia a concentração e só olhava para ela <3 a série também faz um reencontro muito legal de dois atores de How I Met Your Mother, um deles sendo o Neil é claro. Os efeitos especiais não são dos melhores e o roteiro tem alguns furos, mas a fotografia é bem bonita, assim como os cenários. Desventuras é quase um filme do Tim Burton, com seu humor fúnebre e seu figurino peculiar, mas ao contrario dos filmes do diretor a série tem elementos capazes de agradar a todos, mesmo que aparentemente pertença a um determinado nicho. Não é das melhores atualmente, mas definitivamente é muito especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário