segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Review Livro Serraria Baixo Astral - Desventuras em série


          Serraria baixo astral é o 4° livro de Desventuras em série, e com ele a minha missão de ler os 4 livros correspondentes a 1° temporada da série da Netflix esta cumprida, mas nem por isso quero deixar de ler os outros, pelo contrario, espero faze-lo o mais rápido possível, pois realmente estou apaixonada por esses livros.
         Em Serraria baixo astral os órfãos Baudelaire vão morar com outro tutor, a diferença desse é que eles não vão para uma casa e sim para uma fabrica onde também são obrigados a trabalhar.
             Um dos atrativos de Desventuras em série é que mesmo sendo livros infantis eles falam muito com os adultos, ele faz criticas a varias coisas ruins da nossa sociedade (mesmo em um tom ameno e fantasioso) e faz homenagens a vários autores renomados e obras clássicas. Mas isso já foi dito nas minhas resenhas anteriores dos três primeiros livros. E achávamos que as criticas sociais tinham acabado ou seriam as mesmas, aquelas sobre o sistema de adoção falho e a incredulidade dos adultos frente ao apelo das crianças por conta da falta de imaginação deles. Mas nesse o autor faz uma critica disfarçada da revolução industrial, de quando as maquinas dominaram a Inglaterra e fizeram as pessoas escravas que trabalhavam em um sistema insalubre.


          Os personagens moram e trabalham na fabrica  ironicamente chamada de Alto astral, acordam bem cedo, trabalham duramente no ramo da serralheria e almoçam chiclete (SIM) e só tem um jantar no final do dia, depois de trabalharem o dia todo, e com eles Violet, Klaus e Sunny, três crianças, assim como acontecia nas primeiras fabricas onde crianças trabalhavam como adultos e nas mesmas condições terríveis que eles.
           E eles também criticam a alienação do povo que não questionava seus superiores mas sim obedeciam e independente do que os patrões mandassem eles fazer eles diziam: “sim senhor” tudo isso na figura do Klaus que sofre lavagem cerebral após ir no consultório da Dra Orwell, uma oftalmologista que estava mancomunada com o Conde Olaf que nesse livro está disfarçado como sua secretaria.
       Tirando esses elementos mais obscuros e fortes temos muita coisa fantasiosa que ameniza o tom desse que é o livro mais sério de todos, inclusive uma luta de espadas onde a arma de Sunny é seus próprios dentinhos afiados.
           Serraria Baixo astral é bem melhor do que seu antecessor O lago das sanguessugas, a leitura flui mais facilmente assim como os dois primeiros livros e continua a encantar aqueles que o leem, estou sempre ansiosa para descobrir as próximas aventuras dessas crianças tão fofas e tão azaradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário