sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Review Filme Doutor Estranho


          Às vezes é espantoso como a Marvel consegue acertar todas as vezes, mesmo que em seu catalogo ela tenha filmes medianos, ela sempre nos surpreende e de diferentes formas e agora com Dr Estranho a surpresa é muito agradável aos olhos.
          Dr Estranho é dirigido por Scott Derrickson (que tem vários filmes de terror em seu currículo, tanto como diretor quanto como roteirista) e conta a história de Stephen Strange, um neurocirurgião que após um acidente de carro perde a habilidade do seu maior instrumento de trabalho, as mãos, e na busca por uma cura ele vai para o Nepal e começa se um processo de cura e aprendizado do mundo de energia e dimensões alternativas.

       O filme é o menos colorido e o que menos tem a cara da Marvel, as vezes se assemelha até ao visual frio e escuro da DC, principalmente no começo quando ele está deprimido pelo que aconteceu e mesmo antes pois as cores fazem um paralelo com a vida vazia do médico. O que há de mais colorido são os pontos de luz estratégicos como os portais amarelos criados pelas mãos de Stephen, da anciã e dos magos, a roupa amarela da anciã, a capa vermelha do Strange e mais alguns pontos brilhantes criados por truques de mágica. Como se todos esses pontos fossem a salvação do mundo que está prestes a ser arruinado.

           Porém no plano místico as coisas voltam ao arco íris que conhecemos e amamos, e as sequencias de viagem mental por esses mundos são tão perfeitas que se não concorrer ao Oscar na categoria de melhores efeitos visuais vai ser uma baita de uma injustiça. O trabalho visto aqui é detalhista, psicodélico e enriquecedor, você viaja junto e quer ficar ali por algum tempo só admirando. Dá para perceber que a Marvel gastou muito dinheiro com esse filme e que valeu muito a pena. As cenas em que ele e outros personagens são projetados para fora do corpo e parecem fantasmas tridimensionais são incríveis e sempre divertidas.


          Os atores também estão incríveis, com destaque para Benedict Cumberbatch que é excelente ator e ótimo em pegar seus personagens para si, aqui não é diferente, ele encarna perfeitamente o médico e o herói. Muitos estão o comparando com o Tony Stark e Stephen tem sim o egocentrismo do personagem de Robert Downey Jr mas suas atuações são diferentes, Benedict é muito mais contido, característica do humor britânico, mas nem assim é menos engraçado, achei seu senso de humor mais parecido com o do Loki (interpretado por Tom Hiddleston, outro ator britânico) do que com o do Homem de ferro e também difere com outro personagem seu, o Sherlock, com quem muitos compararam também, há vestígios do humor raivoso e cheio de si do detetive mas não muito. Fora o Charme de Benedict que está transbordando aqui. (Eu admito que suspirei bastante durante a sessão, minha obsession por ele é antiga, já até fiz um post falando sobre ela aqui)
          Tilda Swinton é outra atriz britânica do elenco e ela é conhecida por ser uma atriz de papeis peculiares, aqui está ótima como já esperávamos, o que fez muitos marmanjos se aquietarem pois quando saiu a notícia de que ela seria a anciã (nos quadrinhos é um homem) muitos foram contra. Isso só mostra o quão progressista é a Marvel pois com eles não há concepção de raça ou gênero. Outra mulher do elenco que está muito bem é Rachel Mcadams como Christine, uma amiga e ex de Stephen, ela é mais uma personagem da casa das ideias que apesar de inteligente e forte é apenas aproveitada como interesse romântico, assim como é a Natalie Portman em Thor e a Gwyneth Paltrow em Homem de Ferro, todas mulheres independentes e geniais, mas que não fazem nada na trama além de ser a “namorada e auxiliar deles”
         O ator Chiwetel Ejiofor está razoável como mediador de Stephen e da anciã e também seu professor. A última cena pós crédito mostra que ele terá uma importância maior no segundo filme e talvez a atuação dele seja melhor aproveitada. Benedict Wong como um dos mestres das artes místicas funciona muito bem como alivio cômico e faz uma boa dupla com o outro Benedict.
            Mads Mikkelsen é o vilão Kaecilius, ex aluno da anciã, seu personagem traz a velha formula Star Wars do aluno que questionou os ensinamentos de seu mestre e foi para o lado dark da força. Mas ele mirou em Darth Vader e acertou em Ultron, se tornando mais um vilão sem força e sem apelo da Marvel. Na verdade bem mais fraco do que Ultron.
            Dr Estranho é mais um filme da nossa querida Marvel que não nos decepciona. Com um visual deslumbrante, atores de peso, muito fan service e piadinhas engraçadas ele é tudo que a gente esperava, não é o top1 da lista dos preferidos, mas entra no top5 com toda certeza, ultrapassando facilmente filmes anteriores.

Ps: existem duas cenas pós créditos, a primeira é a velha brincadeirinha para descontrair, e a segunda é um plot para o próximo filme, é bem importante, mas nenhuma das duas empolga muito, pelo menos não empolgaram a mim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário