quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Review Filme Meu amigo, O Dragão


           Meu amigo, o dragão é um filme da Disney que faz o caminho inverso das animações atuais, nele não há uma mensagem implícita que só os adultos conseguem captar, mesmo a preservação da natureza que é abordada aqui é de fácil entendimento pelos pequenos, mas a mensagem principal do filme é bem simples, uma formula repetida  mas que nunca perde a magia, estamos falando de amizade. A amizade de um menino que sofre um acidente de carro com a família e como se vê órfão e sozinho é criado por um dragão dentro da floresta.
        O filme é baseado no conto de S.S. Field e Seton I e é um remake do filme Peter’s Dragon de 1977, do qual eu me recordo muito pouco, mas lembro da figura animada do dragão, em formato de desenho obviamente ele era mais infantil e mesmo com CGI (bem competente) nesse filme eles conseguiram transformar o dragão, uma criatura assustadora e geralmente usada para o mal, em uma figura amável e paternal. Não se sabe quem é o mascote de quem.


          Elliot (o dragão) tem feições e características caninas. Seu rosto e a maneira de olhar são claramente de um cachorro, além do jeito engraçado de dormir e de brincar. A cena em que ele tenta passar com uma arvore na boca pelo meio de outras duas arvores é copia descarada de muitos vídeos de cachorros que assistimos no youtube e é isso que aproxima esse personagem do publico, ele é muito real e as pessoas que tem bichinhos de estimação logo se identificam.


          O menino que interpreta o Pete é o novato Oakes Fegley que não deixa nada a desejar ao Jacob Tremblay (O Quarto de Jack) Hollywood está descobrindo grandes talentos mirins atualmente (vejam o elenco de Stranger Things). Quem também está no elenco é a Bryce Dallas Howard, ótima como Grace, quem faz seu pai é Robert Redford, ex-galã que já está um vovô, Wes Bentley (Jogos Vorazes) que mesmo fazendo papel de mocinho tem cara de vilão e você fica esperando ele fazer alguma maldade e também temos o Karl Urban (Star Trek) que parece estar interpretando o McCoy de Star Trek, novamente ranzinza e engraçado.
          A amizade de Elliot com Pete é linda de um jeito que só a Disney sabe fazer. Vemos o toque característico do estúdio em cada sorriso, lagrima e encantamento. Talvez esse filme não tenha a visibilidade que merece, e nem o reconhecimento, no roteiro não há nada de inovador e por vezes ele parece um filme da sessão da tarde, mas é daqueles que sempre será lembrado por quem assistiu, ele é do tipo que aquece o coração, que te emociona e que você quer mostrar para todas suas gerações, como todos os outros filmes inesquecíveis da Disney.

Já estão participando do sorteio do blog? estamos sorteando o livro Misery do Stephen King, VEM PARTICIPAR TAMBÉM: http://speakcinema.blogspot.com.br/2016/09/sorteio-de-3-anos-do-blog.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário