terça-feira, 9 de agosto de 2016

Review Livro Assassinato No Expresso do Oriente


         Há muitos autores consagrados que eu estou devendo uma leitura. Uma delas era Agatha Christie, uma romancista britânica nascida em 15 de Novembro de 1890 e que morreu em 12 de janeiro de 1976. Muita gente ama e indica as obras dela. E todas suas obras mesmo tendo elementos semelhantes são diferentes uma da outra. A autora é conhecida por seus brilhantes e surpreendentes desfechos, e o desfecho da investigação foi justamente o que mais me impactou e me deixou admirada ao ler esse livro.
       A trama do livro se passa dentro de um trem, e nele um de seus passageiros é encontrado morto com 12 facadas, há um detetive a bordo, o famoso Hercule Poirot que irá desvendar esse mistério.
             Poirot é um personagem que protagoniza muitos livros da Agatha, ele ao lado da Miss Marple são os personagens mais recorrentes dos romances da autora. É muito fácil simpatizar com a figura de Poirot, esse é o meu primeiro livro da autora e consequentemente o meu primeiro contato com o detetive e nesse livro em particular não conhecemos a fundo ele, ele está ali apenas para investigar, e mesmo não sabendo mais sobre ele, sobre sua origenm e sua vida pessoal, nos familiarizamos com ele. O livro possui muitos personagens, e em um primeiro momento a origem de cada um também não se explica, mas depois do assassinato muitos detalhes sobre cada um são explanados.


       Poirot precisa descobrir o assassino e para isso colhe o depoimento de cada passageiro, assim verdades e mentiras são contadas e reveladas. A quantidade de personagens e fatos contados poderia enrolar tudo e fazer o leitor se perder no meio da narrativa, mas a autora trabalha tanto com a repetição que colabora para que possamos rever alguns pontos e relembrar cada acontecimento. Essa repetição em momento algum é maçante e entediante, Agatha a torna muito bem vinda e faz dela nossa aliada para que possamos tirar nossas próprias conclusões.
           Porém a autora é tão perspicaz que não adianta o leitor fazer teorias e criar planos para descobrir o assassino, ele é alguém que nunca poderíamos imaginar. Quando eu estava lendo cogitei varias possibilidades, menos a que realmente aconteceu. A revelação é surpreendente.
          Digo e repito, esse foi meu primeiro livro da Agatha Christie e será o primeiro de muitos, pois adorei embarcar nesses vagões de investigação. A forma como ela conduz a historia é magnífica, é possível ler rapidamente, e apesar do tempo em que essa obra foi publicada ela é muito atual, a linguagem é culta, mas fácil de entender, mesmo que em algumas partes se misture o português com o Frances. Não leio muito romances policiais, mas posso dizer que dos que eu li esse é o melhor, e não só do gênero, mas de todos os livros que li na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário