sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Indicados ao Oscar: O Regresso


          Todo ano tem de haver um filme sobre sobrevivência e superação. Este quase empatou com o Quarto de Jack na sofrência, mas conseguiu supera-lo nesse quesito.
O regresso conta a historia real de Hugh Glass que é atacado por um urso e deixado para morrer por seus companheiros de expedição. Mas ele sobrevive e vai atrás do homem que matou seu filho e quase o matou.
             O filme já começa com uma ampla cena de luta travada entre os comerciantes de pele que Glass pertence e os índios locais. Nisso já percebemos que o filme é muito mais do que sobre um cara que foi atacado violentamente por um animal e sobrevive. O filme fala um pouco de história e de como aconteciam os embates entre os homens brancos e os indígenas. O expectador é induzido a torcer pelos brancos já que são eles os principais da trama, mas aos poucos começamos a questionar se os “vilões” retratados no filme que atacam e matam as expedições são realmente os malvados. e caímos na real de que quem está matando, ferindo e dizimando um grupo e seus animais são os “caras pálidas”

          Antes de qualquer analise performática que possamos fazer primeiro paramos para admirar a arrebatadora fotografia e os conhecidos planos sequencias tão característicos de iñarritu. Na primeira cena de confronto e nas outras cenas do tipo a câmera não se atem apenas na luta central, ela amplia a imagem a fim de que todos os ângulos sejam captados, afim de que flechas surjam sem nem sabermos da onde vieram. E de forma alguma ficamos confusos ou perdidos na situação. Conseguimos captar cada embate e entender cada conflito. Só um ótimo diretor e uma ótima direção de fotografia podem fazer isso. Todo o visual do filme é maravilhoso. As imagens são quase protagonistas. O filme é tão artístico que o próprio diretor se orgulhou tanto que disse que seu filme deveria ser exibido em um templo. Sua direção foi excepcional e o filme é quase perfeito tecnicamente, mas pera ai né... (menos kirido) para quem não sabe ele foi gravado sem luz de estúdio, apenas com a luz do sol e poderia ter ficado ruim, mas ficou muito bom e muito mais realista. Acho que depois do plano sequencia o diretor conseguiu inovar com mais uma técnica (que provavelmente será popularizada)


          Há quem diga que o filme apela muito para vencer a estatueta dourada, que é o típico filme que ganha o Oscar e dá o Oscar ao seu pobre protagonista que sofreu demais durante as filmagens. É certo que filmes desse tipo onde o ator ganha ou perde peso, sofre com a temperatura e tem danos corporais tem uma cadeirinha cativa na premiação e antes de assistir também pensava que o fato do Leonardo DiCaprio estar indicado é justamente por isso mas ai eu assisti e vi que apesar de que lutar com ursos, perder o filho e dormir na carcaça do animal são fatores que contam ponto não podemos desmerecer a atuação dele por isso pois ele faz jus à sua indicação e não porque a academia está em debito com ele mas porque ele realmente merece por esse papel. Seu personagem apesar de guerreiro é um homem obediente e de temperamento calmo e ele consegue encarnar isso perfeitamente, tão diferente dos seus personagens em O Lobo de Wall Street e Os Infiltrados onde fazia papeis de homens temperamentais. Leo está bastante centrado e toda sua atuação está no olhar e nas expressões faciais. O Urso além de debilitar seu corpo também debilitou sua voz e por isso Hugh Glass quase não fala. Então ele usa toda sua experiência e boa atuação através de expressões. Ele é um candidato fortíssimo e ao que tudo indica ganhará o Oscar, estou na torcida com toda certeza. Outro que está indicado ao Oscar, mas de melhor ator coadjuvante e que também faz jus à sua indicação é Tom Hardy. Tive um passado de implicâncias com esse ator, mas ele cresce e melhora a cada filme. Ele está meio calvo no filme e tem uma personalidade rústica e insensível. Hardy é o homem perfeito para o papel, pois possui essa cara constante de invocado . Domhnall Gleeson também está ótimo como o chefe da expedição e não cansa de provar que é talentoso e versátil. Will Poulter saiu de Maze Runner pra provar que consegue se virar no mundo lá fora, apesar da cara de malvado ele faz um personagem bonzinho nesse e convence perfeitamente.
          O Regresso talvez seja o filme que pela primeira vez dará o Oscar consecutivo há um diretor, pois Alejandro Inarritu acertou na mão de novo e é forte na categoria. Ele é visionário e dá o sangue por seus filmes, com esse ele faz mais uma obra que debate sobre algo, mesmo que não diretamente. As atuações estão excelentes e o roteiro tem seus autos e baixos. Não é tudo nele que é aproveitável, tem cenas que se estendem muito propositalmente, só para que o telespectador curta o visual. Há cenas fortes como a que ele prepara sua cama na carcaça, mas há outras eletrizantes como a perseguição do inimigo no final que leva a um combate sangrento. Acima de tudo é um filme belo e bem feito. 

Um comentário:

  1. adorei a resenha este filme parece ser muito bom bjos e sucesso http://karlaoliveiraak.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir