sábado, 27 de fevereiro de 2016

Indicados ao Oscar: A Grande Aposta


          A Grande Aposta é um daqueles filmes que você reconhece que é genial mesmo sem ter entendido nada. Ele é sobre quatro gestores que previram o colapso da economia mundial. É baseado em uma história real e no livro de Michael Lewis.
          Ele está indicado em cinco categorias e merecia muito na categoria de melhor roteiro adaptado pois a linguagem técnica dele impressiona. Ele tenta explicar para os leigos o que aconteceu em 2008, onde ocorreu uma das maiores crises imobiliárias, só que é muito difícil explicar isso para pessoas que assim como eu não entendem nada de economia e cálculos. E o grande mérito do filme é justamente o roteiro com todas essas camadas de genialidade e referencias.
          As atuações também são fortes. Steve Carell tem alguns momentos engraçados sem ao menos estar fazendo graça, seu personagem possui alguns momentos cômicos apesar de ser temperamental todo tempo (deve ser aí que está a graça) a forma como ele entra nos lugares, rouba a cena e depois sai falando no celular é hilário. Há duas cenas do tipo e você ri fazendo cara de what the fuck? Nas duas. Steve está muito bem e vem se fortalecendo cada vez mais nos papeis dramáticos. Outro que também está muito bem é Ryan Gosling, num personagem excêntrico e seguro de si. Ele que é o narrador da trama e vai esclarecendo algumas dúvidas para os tais leigos citados acima. E ele faz uso da quebra da quarta parede, ele fala com o espectador e além das dúvidas também fala mal dos outros e solta comentários questionáveis. Um recurso muito bem empregado no filme e do qual realmente não estamos cansados. Seu personagem lembra o de Leonardo Dicaprio em O Lobo de Wall Street, só que numa versão menos pirada.

          Mas o grande destaque é realmente Christian Bale, tanto que está concorrendo ao Oscar como melhor ator coadjuvante. Se não estivéssemos tanto na torcida por Sylvester Stallone ele poderia facilmente ganhar essa. Essa é uma das categorias mais difíceis pois todos os coadjuvantes tiveram excelentes atuações. O personagem de Christian é um sujeito introspectivo, esquisito, mas muito visionário e inteligente. Ele é o tipo de patrão que vai trabalhar de bermudão, camisa, chinelos (as vezes fica descalço) e possui um corte de cabelo mais esquisito do que ele. Ele fica tocando bateria e ouvindo rock. Tem um olho de vidro e não gosta de trabalhar em grupo. Fica dias em sua sala, as vezes sem até tomar banho. Não é um cara ruim mas tem suas convicções e segue em frente nas suas ideias, tanto que previu a bolha nas ações imobiliárias e investiu em suas ideias enquanto todos o achavam louco. Bale é um excelente ator e já provou isso diversas vezes e nesse ele está sensacional.


          Os outros atores coadjuvantes também são bons e olha que o time é grande, pois eram várias pessoas com um único objetivo no filme. Brad Pitt também integra o elenco mesmo que discreto, mas competente. Poderiam colocar qualquer outro ator em seu lugar e ele foi lá e fez um papel totalmente secundário sem problemas de querer aparecer.
          A grande Aposta não foi um dos melhores filmes indicados que vi até agora. Mas esse é um gosto muito pessoal pois reconheço todas as qualidades do filme. Boa direção de Adam McKay, bom roteiro, boas atuações, mas mesmo assim não conseguiu me captar. Chegou a ser cansativo algumas vezes, mas algumas cenas nos traziam de volta, como aquelas que algum famoso aparecia para explicar algum conceito, teve participação da linda da Margot Robbie e da estrela teen Selena Gomez. É certo que gerou debates quando terminei de assistir, mas não é um filme que eu queira ver de novo. Ele é o típico cumprimento de função, vi para o Oscar, pronto, já não vejo mais. Diferente dos outros que vi até agora, pois quero assisti-los mais uma vez. Um ótimo filme só que com uma linguagem tão difícil que pode afastar o público.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário