sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Indicados ao Oscar: Brooklyn


             Brooklyn é provavelmente o filme mais leve dos indicados ao Oscar. Diante dos indicados de melhor filme que possuem roteiros dramáticos, sofridos, políticos, com ação desenfreada e tantas outras coisas pesadas esse é o sopro de alivio e frescor que precisávamos.
            Esse é um filme dramático disfarçado de romance dirigido por John Crowley e roteiro de Nick Hornby (do filme Livre) onde acompanhamos a Irlandesa Eilis Lacey que sai de seu pais para tentar a vida nos Eua, mais precisamente no Brooklyn.
Isso dela deixar sua pátria por outra para tentar uma vida melhor pode parecer um tema saturado e algumas coisas do filme realmente fazem jus a sinopse e o pré-julgamento das pessoas quanto a ele. Na Irlanda ela trabalha em uma padaria para uma megera e odeia o que faz, odeia também as pessoas e a falta do que fazer na sua pequena cidade. O filme mostra a realidade das cidades interioranas onde todos tomam conta da sua vida e inventam coisas. Além do cotidiano pacato e sem graça, com pessoas pouco interessantes e so boring. Por tudo isso a irmã da protagonista entra em contato com um padre amigo dela para que ele a ajude a acolher sua irmã na América para que ela tenha uma vida melhor. A tristeza e insatisfação da protagonista quando está na Irlanda é evidente através da fotografia noturna. A escuridão da cidade revela a alma da mocinha, mas quando ela chega aos Eua as cores se acendem na tela. O sol começa a brilhar quando ela cruza a porta de entrada para o seu novo pais, seu novo lar. Ali as roupas ficam mais amarelas, vermelhas, coloridas e aos poucos ela vai deixando suas características de menina pacata do interior.

              No começo ela é uma menina tímida, fechada e que não consegue se expressar. Tem medo das pessoas e do futuro, mas aos poucos vai tomando confiança e se tornando uma mulher madura e corajosa. O fator predominante para essa mudança acontece quando ela conhece Anthony, um rapaz italiano, sem muita instrução, mas bastante trabalhador. Eles começam a namorar e o carinho e a confiança que ele transmite a ela vai a mudando sem ela perceber. Faz tempo que não vemos um personagem tão doce como Tony. Ele não faz jogos com sua namorada e nem tenta parecer ser algo que ele não é. Ele é verdadeiro em todas suas promessas e desejos. Sua fidelidade a menina é encantadora e não de uma forma clichê e melodramática, mas é algo que flui sem esforço. É algo que é totalmente normal, mas no mundo de hoje e com os relacionamentos de hoje parece ser algo fora do comum. Ele é muito bem interpretado por Emory Cohe, um ator com uma beleza clássica e que muito me lembrou do ator teen dos anos 80 Andrew Mccarthy. Quem faz a protagonista é a linda da Saoirse Ronan que está concorrendo o Oscar de melhor atriz pelo papel e antes já havia concorrido como melhor atriz coadjuvante por Desejo e Reparação. Ela é uma atriz bem sensata na escolha de seus trabalhos. Deu algumas derrapadas, mas nada que pudesse comprometer seu talento. Neste ela está totalmente convincente como a mocinha tímida e depois como a mulher independente e trabalhadora. É incrível ver seu crescimento (tanto na tela quanto na vida real). Ela tem uma atuação discreta, porém expressiva e sabe controlar muito bem suas emoções, apesar de achar que ela não leva o Oscar, sua indicação foi mais do que merecida.


        Além dos protagonistas, outra atuação que merece destaque é a de Domhnall Gleeson (o ruivinho que está em todas) ele entra da metade do filme para o final e não tem muitas cenas, mas tem uma atuação marcante em cada uma. Julie Walters de Harry Potter também está no filme e apesar de caricata também tem uma boa atuação.
           Brooklyn é um lindo romance e um ótimo drama. Com uma fotografia significativa, um roteiro simples, mas bem trabalhado e uma competente direção juntamente com competentes atuações. Mesmo que a principio enfatize demais o american way of life, algo bem batido, isso não consegue tirar a sensibilidade e a pureza do filme. Não é um filme sobre um relacionamento perfeito, a protagonista tem certas atitudes que dá vontade de sacudir ela, mas depois percebemos que aquilo precisava acontecer para seu crescimento pessoal e para que visse que estava tomando a decisão certa. Quando você for ver os filmes que estão concorrendo ao Oscar e estiver cansado dos dramalhões assista esse para respirar um pouquinho. Valerá a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário