sábado, 29 de agosto de 2015

Review Missão Impossível 5 - Nação Secreta


       Missão impossível é uma das poucas franquias de ação que me levam ao cinema. Talvez seja por ela ser quase um clássico no gênero e parâmetro para outras que surgiram e mesmo sabendo que iria encontrar quase as mesmas coisas é sempre um prazer ver as peripécias do sr Tom Cruise na telona.
      O primeiro filme estreou em 1996 e aqui estamos nós vendo o quinto missão impossível. O diretor desta vez é Christopher Mcquarrie que trabalhou com Tom em Jack Reacher e Operação Valquíria e tem um bom resultado na função mesmo que saibamos quem é que manda. J.J Abrams também sempre está presente, seja como diretor ou produtor.

       O elenco é quase o mesmo do anterior. Simon Pegg é o amigo high tech e alivio cômico do filme. Simon é sempre uma figura simpática em cena. Sempre provocando risadas, ele costuma fazer isso em quase todos os filmes que ele participa e nunca soa forçado. Temos o gavião arqueiro Jeremy Renner como um dos parceiros de Ethan (personagem de Tom) e junto com ele Ving Rhames (que pode fazer a cara de malvado que quiser, mas nunca sairá da minha mente seu personagem gay em Eu os declaro marido e Larry) a adição ao time são a cargo de Alec Baldwin e a bela e charmosa Rebbeca Ferguson como llsa, o novo interesse romântico de Ethan. Na verdade, nunca entendi muito bem o porquê de eles renovarem o par romântico dele nos filmes. Os dois primeiros foram com a Thandie Newton, depois foi a vez da Michelle Monaghan que chegou a ser noiva dele, logo veio Paula Patton no anterior, porem que não chegou a ter nada tão profundo já que a figura da ex (ou seria atual?) noiva ainda era presente. E agora Paula é substituída por Rebbeca, uma mulher de beleza europeia e atuação marcante, mesmo sendo praticamente novata.


       Cruise parece estar no piloto automático dessa vez mais impressiona nas cenas de ação, dessa vez ele se pendura na porta de um avião preso num cabo fino a não sei quantos metros de altura. Todos sabem que Tom é um dos poucos atores que mete as caras e tenta levar ao público uma sensação mais realista possível e como fazer isso? Se pendurando em aviões, escalando prédios altíssimos e correndo em alta velocidade com carros de luxo e motos. Todo filme missão impossível traz algo que possa impressionar. Uma cena de perigo que possa superar as dos filmes anteriores. A do avião foi a cena da vez, realmente é muita coragem do ator. Confesso que a do prédio altíssimo no filme protocolo fantasma me impressionou mais do que essa, pois nessa não foi aplicada a tensão necessária para a cena e foi logo na introdução o que sem fio condutor ficou como uma das outras cenas de ação. A que mais impressiona neste (pelo menos para mim) foi a da agua. Essa sim deu aflição.
       Missão impossível é o filme pipoca perfeito para o final de semana. Há ótimas perseguições e cenas de ação. Tudo com bom humor e mulher bonita, mas não se engane pois não chega a ser superficial como Velozes e furiosos e isso é o que ainda me atrai na franquia. Tudo é bem trabalhado e planejado, tudo se encaixa (mesmo que eu tenha boiado em algumas partes graças a três pessoas sentadas a minha frente, obrigado) o trabalho árduo de Tom e sua equipe é excepcional, muita coisa é investida e dá certo, gosto muito de Tom, por isso ainda não consegui assistir Going clear – scientology, documentário sobre a religião do astro, temo que ele venha mudar todo meu conceito sobre ele, essa figura dedicada e simpática. É admirável seu empenho com Missão impossível, claro, já que este é seu ganha pão. O que seria Tom Cruise sem sua missão impossível?

Nenhum comentário:

Postar um comentário