segunda-feira, 13 de julho de 2015

Review O Casamento - e as mesmices de Nicholas Sparks


       Demorei quase 1 ano ou mais para terminar de ler O casamento. Havia saído de outro livro do Nicholas Sparks e embarquei nesse em seguida. O outro livro é A escolha, que você pode ler a resenha aqui: reparem na data da mesma e reflitam no tempo que enrolei para terminar de ler esse. Comecei (e terminei) 50 tons de cinza, Garota exemplar e outros no tempo em que lia este livro. Ok, já deu para perceber que eu não estava aproveitando muito a leitura.
       Foi se o tempo em que eu ficava animada em ler uma obra de Nicholas Sparks. Não li todos os livros do autor, mas os poucos que eu li sempre me pareciam iguais. Isso acontece com seus filmes também. Eu não tenho problema em ver o filme e depois ler o livro, muito pelo contrário, quando eu gosto realmente de um filme inspirado numa obra literária eu corro para ler o livro, aconteceu com Garota Exemplar. E o único filme de Sparks que me instigou a ler o livro foi Diário de uma paixão. Este que talvez seja o melhor filme dele (se não for o único bom) talvez seja pelas características comuns de cada obra. Todas (livros e filmes) acontecem num ambiente bucólico, a beira de um lago e fala sobre a menina que conhece o menino aí eles se separam e depois se reencontram. Até os conflitos familiares são os mesmos: mãe que proibi a filha de namorar com o garoto rebelde, personagens doentes, alguma fatalidade acontece, cartas melancólicas que nos fazem chorar e sempre alguém morre.... O escritor nunca foge a regra e toda vez recria a mesma historia. Pelo menos dentre os livros dele que eu li e os filmes dele que eu vi.
       O casamento é um livro de 2003 que é quase uma sequencia do livro Diário de uma paixão, quase por que não é mais sobre Allie e Noah e sim sobre o casamento de sua filha Jane com Wilson, um homem apaixonado por sua esposa, mas nem um pouco romântico o que é bem frustrante para Jane que cresceu vendo o romance épico de seus pais. O livro começa a partir do ponto em que Wilson esquece do aniversário de 30 anos de casamento deles e também do planejamento do casamento da filha. E através de conversas com o sogro Noah e do medo de perder sua esposa pois ela parece não ama-lo mais (o que claramente não é verdade, ela só está decepcionada)
       O livro em si é quase um espelho da realidade de muitos casais que alcançam a maturidade. Jane e Wilson quase não se falam e quase não se veem. Ele um viciado em trabalho e ela a esposa conformada que sente a falta dos filhos que já saíram de casa. Quantas estórias assim você não conhece? Casais com um certo tempo de casório podem se identificar facilmente. Talvez seja por isso que não me afeiçoei de cara. Leva um tempo para a narrativa se tornar realmente interessante. Até a metade do livro são lidos apenas os preparativos do casamento e o empenho de Wilson para tornar tudo perfeito para que a esposa possa admira-lo. Nicholas é um escritor muito detalhista e nesse como não há muito a se contar ele foca muito nos mínimos detalhes da cerimônia o que torna cansativo e chato. Os flashbacks são interessantes, as partes que conhecemos o passado dos protagonistas é um suspiro de alivio em meio aos panos de mesa, rosas em forma de coração e a ornamentação do casarão de allie e Noah. Nenhum personagem do livro é essencialmente especial. Wilson e Jane beiram ao ordinário e comum. Noah com toda sua velhice e reumatismos consegue abrilhantar mais do que Wilson que se esforça tarde demais para ser o marido perfeito.

       O Casamento é um livro cotidiano sobre casamentos de meia idade. E também possui várias características parecidas com as outras obras, inclusive com A Escolha (que eu gostei mais) onde havia uma pomba que era associada a protagonista em coma (ou no caso a alma dela), neste temos um cisne que Noah jura de pés juntos que é a Allie. A única coisa que difere dos outros é o fato do casal ser muito mais velho que os outros casais de Sparks e que, portanto, o tema é direcionado aos mais velhos. Mesmo que eu tenha penado na leitura me senti feliz por não o ter abandonado já que o final trás uma surpresa linda. Digna do Nicholas que apesar de tudo é um ótimo escritor, astuto nas palavras e que escreve livros que são ricos de dicas amorosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário